SEJAM BEM-VINDOS

Esporte

Bira continua como o goleador do Parazão

Ele marcou 32 tentos em 1979. Além da homenagem recebida em Belém, Bira também já foi homenageado no Rio Grande do Sul, por pertencer ao elenco do Internacional que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1979, de forma invicta.

Na ultima quarta-feira (11), na solenidade de abertura oficial do Campeonato Paraense 2012, a Federação Paraense de Futebol (FPF) aproveitou a importância de que neste ano se disputa a competição pela centésima vez, para homenagear o ex-jogador e atacante Ubiratan do Espiro Santo, mais conhecido como Bira.

Bira recebeu um belo troféu da FPF em homenagem por ter sido o maior artilheiro em uma única temporada do Campeonato Paraense, ao longo desses 100 anos de disputa. Ele marcou 32 tentos em 1979. Além da homenagem recebida em Belém, Bira também já foi homenageado no Rio Grande do Sul, por pertencer ao elenco do Internacional que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1979, de forma invicta.

Mas foi em Belém, vestindo o manto azulino, que Bira se projetou para o futebol nacional. Porém, no percurso e nas anuências da vida, por pouco, o maior artilheiro do futebol paraense não começou sua carreira profissional vestindo azul e branco.

“Foi em 1976, quando cheguei ao Paysandu para disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano. Mas houve uma briga jurídica que me impossibilitou de jogar pelo Paysandu. Com isso, teve um diretor que chegou e falou que eu não ia ter vez, que eu não jogava nada, por isso o Paysandu não precisava de mim. Daí voltei para Macapá, mas graças ao Doutor Manoel eu comecei a jogar no Remo, no mesmo ano”, contou Bira.

Nos três anos que passou pelo Clube do Remo (1977, 1978 e 1979), Bira foi tricampeão paraense e se recorda que em 1979 o Papão contratou o atacante Dadá Maravilha. “Em 79 veio o Dadá. Chegou falando que tinha o gol chamado ‘Sossega Leão’. Daí, em entrevista, eu falei que eu tinha o gol ‘Sossega Dario’. Veio o Re-Pa e logo aos três minutos do primeiro tempo eu marquei um gol, dei uma volta completa no estádio e em seguida abracei o Dadá. Naquele ano marquei 32 gols e ele apenas 16”.

Quando perguntado sobre qual seria a fórmula que os atacantes deste Estadual deveriam seguir para marcar muitos gols, Bira isentou os homens de frente e colocou toda a responsabilidade da falta de gols nos técnicos. “A gente nota que eles começam muito bem, como foi o caso do Rafael Oliveira e do Leandro Cearense. Mas, quando o campeonato vai se afunilando, os treinadores começam a jogar na retranca para garantir uma vaga na final. Então isso faz com que os jogadores de ataque comecem a diminuir os gols”, declarou Ubiratan, que falou da possibilidade de alguém ultrapassar seu recorde de gols em uma só temporada. “Bom, para baterem os meus 32 gols em uma temporada, tem que fazer mais de 25 para superar o segundo colocado, que também sou eu”, concluiu rindo. (Diário do Pará)
===========================================
Foi suada, mas o Remo vence na estreia do Parazão 2012

Time azulino venceu o Águia de Marabá por 1 a 0 sob o forte calor da manhã deste domingo (15) no Baenão.

(Foto: Jaime Souzza)
Não foi como se esperava, mas o Remo estreia do Remo no Campeonato Paraense 2012 com vitória, diante de um público de mais de 10 mil torcedores. Venceu o Águia de Marabá por 1 a 0 sob o forte calor da manhã deste domingo (15) no Baenão.

Em um jogo truncado, as duas equipes pouco produziram. A primeira boa chance foi do Leão, aos 14 minutos. O lateral esquerdo Panda cruzou e o meia Juliano, mesmo sozinho, cabeceou mal, sem direção.

Sob o forte sol, os times cederam ao forte calor e o ritmo do jogo diminuiu. O Águia parecia mais preocupado em se defender, o Remo esbarrava na falta de organização ofensiva. A cobrança de falta feita pelo zagueiro Diego Barros foi a melhor chance do primeiro tempo aos 44 minutos. O goleiro Alan fez grande defesa.

No segundo tempo, o Remo voltou melhor em campo e pressionou desde o início. Aos três minutos, o zagueiro Juan Sebastian Sosa aproveitou a cobrança de falta e, de cabeça, abriu o placar. 1 a 0 para o Remo.

Em desvantagem no Placar, o Águia foi obrigado a buscar o ataque, mas sentiu o peso do início de temporada e da falta de entrosamento.

Por causa do forte calor que fazia em Belém, as duas equipes diminuíram o ritmo e aos 25 minutos, o árbitro decretou tempo técnico para a hidratação dos jogadores. As entradas de Betinho e Marciano deu ao Remo o domínio da partida.

O time azulino voltou a ameaçar a meta do Águia aos 41 minutos com Joãozinho, depois do passe de Panda, o atacante chutou de primeira e o goleiro Alan fez boa defesa com os pés. Logo depois o Águia ficou com um a menos em campo. Halace, que entrou na segunda etapa, fez falta por trás e foi expulso.

Com um a menos, o time de Marabá não teve forças para buscar o empate e restou ao Remo segurar o resultado aguardando o fim da partida. O Clube do Remo soma três pontos e empata na liderança provisória do campeonato com a Tuna e o Cametá, que levam vantagem no saldo de gols por terem marcado dois, cada, na primeira partida.

O Águia volta a campo já nesta terça-feira (17) contra a Tuna, às 16h no Souza, e o Leão recebe o São Raimundo na quarta-feira (18), às 20h30 no Baenão.

REMO 1 x 0 ÁGUIA

Remo: Jamilton; Balú (Thiago Cametá), Diego Barros, Juan Sebastian e Panda; Felipe Baiano, Adenísio, Juliano (Betinho) e Aldivan; Rodrigo Ayres (Marciano) e Joãozinho. Técnico: Sinomar Naves.

Águia: Alan; Júlio Ferrari, Charles, Roberto e Rayro; Analdo, Diogo, Alexandre Carioca (Halace) e Flamel (Marquinhos); Valdanes e Branco (Sató). Técnico: João Galvão.

Local: Estádio Evandro Almeida, o Baenão.