SEJAM BEM-VINDOS

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Editorial

Caro Amigo Renon,

Muito me honrou seu convite e especialmente sua deferência em lembrar de mim para que fizesse o Editorial do seu blog, que tem um nome muito legal, “AMAZÔNIA NO MEIO DO MUNDO”, que junta duas coisas extremamente importantes para nós que moramos nas bandas de cá desse país maravilhoso, que é o Brasil.

A Amazônia hoje é mote para o mundo inteiro e alvo de ganância e de preocupação. Os olhos do mundo estão virados para nós, que somos um dos últimos pedaços do Paraíso, onde nossa gente convive bem com a natureza e faz dela não só um meio de sobrevivência, mas de parceria e de cumplicidade, se é que assim pode-se de dizer da relação do amazônida com o meio ambiente natural.

É bem verdade, que aqueles que moram nas regiões metropolitanas da Amazônia, ainda não possuem a infraestrutura necessária para dizer que moram em cidades sustentáveis, pois padecem de água potável, esgotamento sanitário, transporte coletivo, segurança e até mesmo de saúde.

Parece paradoxal, mas é verdade, quem vive nas cidades da Amazônia, onde se localiza o maior aqüífero do mundo (Alter do chão), isto é, onde se tem o maior reservatório de água potável do mundo, recentemente descoberto por cientistas das Universidades Federais do Pará e do Ceará, não possui água tratada. Daí a reflexão, moramos num paraíso, mas não temos estrutura urbana para viver com dignidade. Esses são temas para serem pensados e pesquisados e que servem para a mobilização social dos amazônidas, que a partir de hoje, com a chegada do AMAZÔNIA NO MEIO DO MUNDO, terão um espaço a mais para reflexão sobre os problemas, soluções, economia, esportes, lazer, turismo, opinião, etc.

O AMAZÔNIA NO MEIO DO MUNDO é um local para pensar, se divertir, pesquisar, opinar, enfim se encontrar, com informações que são a nossa cara e com o jeito de ser do povo daqui.

Um forte abraço!

Eliane Cantuária
Analista de Comunicação Social
Mestranda em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) caiu no mês de maio R$ 35 milhões, estabelecendo a quarta maior arrecadação nos cinco primeiros meses do ano. A queda no mês passado foi de 9%, e 6% acima do registrado em igual mês de 2009, quando a receita significou para os cofres públicos R$ 33 milhões. Leia mais no caderno de Economia.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu na quinta-feira, 10, que a lei da ficha limpa vale para as eleições de outubro deste ano. Com isso, políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada em processos ainda não concluídos não poderão ser candidatos no pleito de outubro. Leia mais no caderno de Política.

A data limite para o pagamento da quarta parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para quem optou pelo parcelado é segunda-feira, 14. Após essa data, o contribuinte já terá acrescido sobre o débito juros. Leia mais no caderno de Economia.

Desde a proclamação da República em 1889, o Brasil experimentou uma seqüência de dezenas de presidentes que tentavam consolidar, no Brasil, um clima de estabilidade. Conheça a participação de um deles no desenvolvimento do Amapá. Leia mais no caderno de Cultura.

O jornalista Wellington Silva fala sobre o Corredor da Biodiversidade. Leia mais no caderno de Opinião