SEJAM BEM-VINDOS

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Editorial

Caro Amigo Renon,

Muito me honrou seu convite e especialmente sua deferência em lembrar de mim para que fizesse o Editorial do seu blog, que tem um nome muito legal, “AMAZÔNIA NO MEIO DO MUNDO”, que junta duas coisas extremamente importantes para nós que moramos nas bandas de cá desse país maravilhoso, que é o Brasil.

A Amazônia hoje é mote para o mundo inteiro e alvo de ganância e de preocupação. Os olhos do mundo estão virados para nós, que somos um dos últimos pedaços do Paraíso, onde nossa gente convive bem com a natureza e faz dela não só um meio de sobrevivência, mas de parceria e de cumplicidade, se é que assim pode-se de dizer da relação do amazônida com o meio ambiente natural.

É bem verdade, que aqueles que moram nas regiões metropolitanas da Amazônia, ainda não possuem a infraestrutura necessária para dizer que moram em cidades sustentáveis, pois padecem de água potável, esgotamento sanitário, transporte coletivo, segurança e até mesmo de saúde.

Parece paradoxal, mas é verdade, quem vive nas cidades da Amazônia, onde se localiza o maior aqüífero do mundo (Alter do chão), isto é, onde se tem o maior reservatório de água potável do mundo, recentemente descoberto por cientistas das Universidades Federais do Pará e do Ceará, não possui água tratada. Daí a reflexão, moramos num paraíso, mas não temos estrutura urbana para viver com dignidade. Esses são temas para serem pensados e pesquisados e que servem para a mobilização social dos amazônidas, que a partir de hoje, com a chegada do AMAZÔNIA NO MEIO DO MUNDO, terão um espaço a mais para reflexão sobre os problemas, soluções, economia, esportes, lazer, turismo, opinião, etc.

O AMAZÔNIA NO MEIO DO MUNDO é um local para pensar, se divertir, pesquisar, opinar, enfim se encontrar, com informações que são a nossa cara e com o jeito de ser do povo daqui.

Um forte abraço!

Eliane Cantuária
Analista de Comunicação Social
Mestranda em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário